quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Segurança e resultados do Ideb 2015 pautam reunião de diretores

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu, nesta quarta-feira, 14, os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) para uma reunião onde foram abordados os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 – O Ideb, realizado a cada dois anos, sintetiza dois conceitos para avaliar a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática – e ações relativas à prevenção e resolução de conflitos no ambiente escolar. O encontro de diretores versou ainda sobre questões de segurança pública.

Quanto à classificação no Ideb, o município de Porto Alegre atingiu a nota 4,6 nos anos iniciais e 3,8 nos anos finais (o indicador é gerado a partir da multiplicação da nota do aprendizado pelo fluxo escolar). O valor do indicador do fluxo escolar obtido pelo município foi de 0,87 nos anos iniciais (de cada 100 alunos 13 não são aprovados) e de 0,8 nos anos finais (de cada 100 alunos 20 não são aprovados). Quanto ao indicador de aprendizado, a nota – referente ao desempenho dos alunos em Português e Matemática, avaliado por meio da Prova Brasil – atingiu 5,31 nos anos iniciais e 4,69 nos finais.

Cleci Jurach, secretária municipal de Educação, avaliou os resultados. “Vem ocorrendo um crescimento lento e gradual. Infelizmente não atingimos a meta estabelecida para o município que seria a nota 5 nos anos iniciais e 4,5 nos finais. No entanto, quem trabalha com educação e conhece os desafios da nossa realidade sabe que os índices atingidos são uma vitória”, salientou. A meta projetada para a Rede Municipal em 2017, data em que sai a próxima classificação do Ideb, é de 5,6 para os anos iniciais e 4,7 para os finais.

Outra pauta debatida foi a questão da segurança interna e externa das instituições escolares. Estiveram presentes as coordenadorias da Assessoria Técnica e Articulação em Redes (Atar) e da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) – setores da Smed responsáveis por auxiliar na resolução de conflitos e situações de crise dentro das escolas. De acordo com Cleci, é preciso fortalecer o psicológico dos professores. “Os profissionais de educação precisam saber como agir nas horas de pânico e estar aptos a lidar com situações de violência”, destacou. Conversou-se ainda, sobre o projeto intersetorial Galera Curtição, presente em 26 escolas da rede, que visa à conversação e conscientização para prevenir casos de violência nos educandários. Os diretores fizeram relatos, deram sugestões e encaminharam as demandas da área de segurança existentes dentro e fora das unidades escolares pelas quais são responsáveis.

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